16/05/2025
Desenvolvida
para oferecer níveis superiores de desempenho e durabilidade, a TRP é uma
divisão premium da renomada Tektro, uma das marcas históricas do mercado de
bicicletas mundial, criada em 1986. Voltada para o segmento de alta
performance, com foco em desempenho e confiabilidade, ela acaba de desembarcar
no Brasil com distribuição exclusiva da Alvoteq.
Com o uso
de materiais que vão além dos tradicionais, como titânio, fibra de carbono e
alumínio TT6, e tecnologias avançadas, a TRP é uma sigla para Tektro Racing
Products e se destaca especialmente pela sua linha high-end de freios.
Tanto que equipa as bicicletas dos times de mountain bike Origine Racing
Division, que tem como manager o multicampeão Maxime Marotte, e KMC
Ridley.
A
história da TRP, iniciada em 2006, deu um passo adiante entre 2019 e
2020, quando a marca expandiu sua atuação ao ingressar oficialmente no segmento
de transmissões, com o lançamento das linhas DH7 e TR12. Elas foram
desenvolvidas em colaboração com o multicampeão de downhill Aaron Gwin.
Ao longo
dos anos, a TRP optou por uma estratégia de verticalização. O que significa produzir
ela própria a maioria dos processos de fabricação dos produtos: 80% é
realizado internamente, como forja, tratamento térmico, usinagem CNC, pintura e
até mesmo as próprias peças de carbono para que toda a linha high-end de
freios atinja a qualidade de produção determinada pela equipe interna de
Pesquisa & Desenvolvimento.
Em 2025 a
marca passou a ser representada oficialmente no Brasil pela Alvoteq, empresa
que, ao longo dos últimos 35 anos, se consolidou como um dos principais players
do mercado nacional da bike, fornecendo componentes e soluções para grandes
marcas como Caloi, Monark, Sundown, Nathor, Ciclo Cairu e Houston.
Além dos
componentes Tektro e TRP, a Alvoteq também será responsável pela importação e
distribuição das peças de reposição e acessórios necessários para revisões,
manutenções e atendimento a garantias. A empresa está estruturando uma rede de
revendedores autorizados em todo o território nacional, garantindo suporte
técnico e disponibilidade de peças de ponta a ponta do Brasil.
Agora,
confira abaixo a nova linha de componentes TRP que já desembarcou no mercado
brasileiro.
Transmissão
TRP EVO 12 velocidades
Desenvolvido
para cross country, trail, enduro e e-MTB, o câmbio TRP EVO 12 M9050 reúne o
que há de mais avançado em transmissões mecânicas para mountain bike.
Fabricado
em alumínio com braço externo em fibra de carbono, o câmbio traseiro EVO
12 M9050 possui recursos de alto desempenho, como um sistema de embreagem
que minimiza os movimentos excessivos da corrente e a exclusiva tecnologia Hall
Lock — uma alavanca que trava o câmbio junto ao seu ponto de fixação na
gancheira, impedindo movimentos desnecessários em trilhas técnicas.
Equipado
com roldanas rolamentadas de 12 e 14 dentes, o cage do EVO 12 deve ser aberto
para a remoção e colocação da roda da bicicleta.
Além do
câmbio, o trocador de marcha M9050 também se destaca. O modelo pode ser
configurado para realizar até cinco trocas ascendentes simultâneas — ideal para
bikes convencionais — ou apenas uma troca por vez, configuração recomendada
para e-MTBs, que previne danos ao cassete ou à corrente.
Disponível
nas versões preta/dourada e preta/prateada, o EVO 12 também aposta em um
cassete M9050 super leve, com bloco usinado em aço para maior durabilidade e os
pinhões, dourados ou prateados, em alumínio tratado para maior leveza. Conta
com 12 velocidades e relação 10-52 dentes para encaixe em cubos padrão
microspline — a escolha ideal para ciclistas que demandam alto desempenho em
qualquer tipo de trilha.
Transmissão
TRP Evo 7 DH (7 velocidades)
A
transmissão TRP Evo 7 DH de 7 velocidades M9070, compatível com cubos de
11 velocidades, foi desenvolvida exclusivamente para atletas de gravidade como
downhill e freeride. Com um design inovador, o sistema tem como objetivo
garantir trocas de marcha ultra-precisas e mínima oscilação da corrente,
reduzindo os riscos de engasgos ou quedas em trilhas agressivas.
O câmbio
traseiro M9070 é fabricado em alumínio e braço externo em carbono e conta com a
alavanca Hall Lock, também desenvolvida em parceria com Aaron Gwin - que também
atua no desenvolvimento das novas linhas recém lançadas pela TRP em 2025 na
Taipei Cycle Show. O modelo tem embreagem ajustável e cage curto, compatível
com pinhões de até 26 dentes. O paralelogramo atua exclusivamente no plano
horizontal, o que proporciona trocas extremamente precisas.
O
trocador de marchas M9070 adota um sistema de duas alavancas que permite
avançar até 4 marchas de uma vez ou troca única, dependendo da necessidade do
terreno. Além disso, também possui alavanca ajustável que pode ser inclinada em
até 20 graus para cada lado, oferecendo maior ergonomia ao ciclista.
Já o cassete
para downhill M8070 traz uma relação específica de 11 a 24 dentes, ideal para o
uso em competições e descidas técnicas.
Freios
de alta performance
Além da
novíssima transmissão EVO de 12 velocidades, a Alvoteq também está trazendo ao
Brasil uma grande variedade de sistemas de freios para bicicletas, todos
desenvolvidos com a qualidade e a precisão que se espera de um componente
high-end.
Entre as
novidades, a marca destaca o DH-R Evo M846, um freio que oferece
potência, modulação e dissipação de calor excepcionais, ideal para bikes
grandes e pesadas de roda 29”, como as de downhill e as elétricas full-power. O
modelo conta com novas pinças de 4 pistões híbridos extra leves, além de
manetes ergonômicos ajustáveis, mangueiras de 5.0mm e até um óleo mineral
totalmente novo e exclusivo. Os discos de até 223mm e espessura de 2,3mm
garantem alta resistência às temperaturas elevadas e manutenção do controle
mesmo nas situações mais extremas. Ele é compatível com o sistema I-Spec EV da
Shimano, o MMX da Sram e o TRP Shifter, tecnologia proprietária da marca.
Possui 3 opções de cores: dourado, cinza prateado e preto fosco.
Para quem
busca um freio um pouco mais leve, mas igualmente competente nas descidas, o
TRP Trail Evo M843 pode ser a escolha ideal. Derivado do DH-R Evo, o modelo
incorpora diversos recursos de seu “irmão maior”, mas em um pacote mais voltado
ao trail e ao all-mountain. Entre os destaques estão as manetes com alcance
ajustável, mangueiras de 5mm, compatibilidade com rotores mais largos, de
2,3mm, e pistões híbridos - que além de extra leves, oferecem maior resistência
ao calor. Além disso, o Trail Evo utiliza um cilindro mestre no manete de 10
mm, contra 9 mm do DH-R Evo, o que resulta em um funcionamento mais equilibrado
para trilhas técnicas de média intensidade e bicicletas full suspension
para all mountain e e-MTBs de menor curso .
O TRP
Slate Evo M807 apresenta diversas características voltadas a ciclistas de
XC, Trail e e-MTBs que buscam desempenho com excelente custo-benefício. Para
isso, o modelo recebeu várias atualizações: manete com design ergonômico,
pastilhas com compostos reformulados, óleo hidráulico de alto desempenho,
sistema de mangueiras de 5mm e rotores com espessura de 2,3mm, além de um fluxo
de óleo otimizado nas pinças e pistão de 10 mm no cilindro mestre do manete.
Por
último, mas não menos importante, a Alvoteq também está trazendo para o Brasil
um dos últimos lançamentos da TRP: os freios C2.3RX EU8040, que apostam
no desenho de quatro pistões e nos novos manetes supercompactos para dois
dedos, com saída da mangueira mais próxima do guidão, para oferecer um visual
muito mais limpo e alta potência de frenagem para e-MTBs e bikes convencionais
devido ao seu maior reservatório de óleo nos manetes. O modelo adota várias
tecnologias atuais da TRP, como os discos de 2,3mm, as mangueiras de 5mm e
pastilhas que podem ser trocadas por cima, facilitando bastante a manutenção.
Ferramentas
e assistência para oficinas
Como dito
acima, a Alvoteq está importando para o Brasil todos as peças e acessórios que
fazem parte dos sistemas de marchas e freios Tektro e TRP, inclusive itens como
pastilhas sobressalentes, óleos minerais, discos de freio, kits de para
manutenção com olivas e conectores especiais da marca que possuem vedação de
borracha.
Além
disso, a marca também disponibiliza ferramentas exclusivas como a máquina
elétrica automática de sangria e o afastador de pistões, além de ferramentas já
conhecidas como funil, cortadores de mangueiras e inserção de oliva, entre outras.
A ideia da empresa é capacitar mecânicos de
oficinas e autônomos para a manutenção autorizada nos sistemas Tektro e TRP , o
que promete trazer muito mais tranquilidade para o consumidor, para a montagem
e no atendimento pós venda.
Os
produtos TRP terão os valores sugeridos de venda divulgados em breve no
Brasil.
Para mais
informações e produtos TPR e Tektro, acesse o site
de B2B da Alvoteq.
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Carlos Ghiraldelli | carlos@seppia.com.br